No mundo corporativo atual, não há como separar tecnologia e logística, pois esses dois domínios são poderosos aliados que, quando associados, podem maximizar a produtividade e a competitividade de uma empresa. 

Entre outras tendências, existem algumas inovações diferenciadas que já estão sendo aplicadas no dia a dia das organizações. Tudo para gerar informações integradas, reduzir custos, otimizar processos operacionais e de gestão e tomar decisões mais precisas.

A importância da tecnologia logística

Simplificação dos processos

Ao implementar soluções de tecnologia, os processos padronizados são essenciais para o uso mais eficiente dos investimentos. Isso é necessário para evitar erros e garantir que as informações sejam inseridas no sistema de maneira consistente.

Além disso, o acesso aos dados torna-se mais fácil e rápido, há maior controle sobre os processos, muitas atividades são automatizadas e as equipes tornam-se mais eficientes.

Com isso, os métodos de trabalho e as decisões tomadas no dia a dia ficam muito mais simples.

Centralização, segurança e confiabilidade

Na era da competição acirrada do mercado, a informação é tudo. Obter dados relevantes de forma correta e rápida pode ser o que diferencia uma empresa e a mantém à frente da concorrência.

Com um sistema de gestão, todas as informações ficam centralizadas em um único banco de dados para facilitar o monitoramento e o acesso. Dessa forma, ficam mais seguros e menos propensos a perdas, fraudes e erros. 

Aumenta a agilidade nas operações e ajuda a promover a redução de custos

A automatização dos processos garante que as rotinas permaneçam consistentes, aumentando a flexibilidade e a produtividade – principalmente nas transições entre tarefas que exigem troca de informações (velocidade é a base da logística). A padronização dos processos é um dos fatores que ajudam a simplificar as operações e eliminar gargalos para que as atividades sejam realizadas com mais eficiência.

Como resultado, os custos são reduzidos. Isso se deve à eliminação de desperdícios, equipes mais eficientes, ciclos de vida de pedidos mais curtos, menos tempo de inatividade durante o trabalho e muito mais.

Estreita os relacionamentos com os parceiros de negócio

Assim como a tecnologia permite a integração dos processos internos, melhorando o dia a dia do trabalho, é possível contar com soluções que ajudam a melhorar o relacionamento com os parceiros de negócios.

Dessa forma, seus fornecedores e parceiros também podem garantir uma comunicação mais fluida e ágil, ajudando a agilizar as operações ponta a ponta de sua cadeia logística. Por meio dessa sinergia e troca de informações, é possível encontrar formas de melhorar a qualidade dos produtos e serviços e atender às necessidades dos clientes. Desde então, todas as empresas envolvidas trabalham juntas para tornar o grupo mais forte e competitivo, à frente de seus concorrentes.

Aproxima a empresa dos clientes 

Existe uma ferramenta chamada CRM (Customer Relationship Management) que te ajuda a entender melhor seus clientes com uma base de dados bastante confiável e focada em oferecer um atendimento personalizado que atenda suas necessidades.

Embora seja um recurso voltado para o setor empresarial, ele pode ser utilizado para obter informações sobre a percepção dos consumidores sobre os serviços prestados por sua empresa. Assim, é possível entender quais são as principais queixas e o que precisa ser feito para diminuir o índice dessas queixas.

Do ponto de vista da gestão, os investimentos em tecnologia garantem maior visibilidade e controle dos processos, já que a grande maioria deles é automatizada por meio da adoção de sistemas de gestão.

Proporciona visão sistêmica e integrada dos processos

Graças à combinação de tecnologia e logística, isso por si só permite um acompanhamento mais preciso de todas as etapas da operação – desde o momento do pedido até a entrega ao cliente final. Tudo isso proporciona ao gestor uma visão muito realista e atualizada de tudo o que está acontecendo, pois as informações podem ser acessadas em tempo real de forma ágil.

Tecnologia logística: vai além de ser um mecanismo de controle

Além de todos os benefícios já citados, vale lembrar também que adotar tecnologia nas operações é mais do que apenas investir em ferramentas de controle de processos.

Na grande maioria dos casos, os sistemas de informação permitem a criação de relatórios que fornecem uma visão bastante ampla de cada área e permitem ao gestor analisar melhor cada aspecto sob sua gestão.

Ou seja, todos os dados podem ser utilizados para otimizar processos, tomar melhores decisões e até desenvolver novas estratégias. Dessa forma, os investimentos em software também têm o potencial de ajudar a criar uma vantagem competitiva para as empresas, por exemplo, porque ajudam a reduzir custos, melhorar a qualidade de produtos e serviços e melhorar o atendimento ao cliente.

Por que investir em inovação?

Os processos manuais estão cada vez mais desatualizados e pouco confiáveis. A inovação tecnológica é o diferencial para as empresas que buscam se manter à frente da concorrência e se preparar para os mercados dinâmicos e voláteis que as cercam.

Os consumidores estão mais exigentes do que nunca e querem agilidade e velocidade, pois precisam alocar tempo em milhares de tarefas. Você não pode perder tempo rastreando produtos que não chegaram ou reclamando de entregas erradas. As tecnologias de logística atuais conseguem processar abundância de dados quase instantaneamente, atribuindo rotas ideais, rastreando produtos, melhorando o desempenho do veículo, monitorando o estoque e muito mais.

As principais tecnologias que impactam os negócios

Nos tópicos a seguir explicamos as tecnologias que já estão sendo aplicadas nas empresas, como elas funcionam na logística e como podem ajudar os negócios

Inteligência artificial 

A inteligência artificial é uma tecnologia que tenta simular a inteligência humana para realizar diferentes operações, eliminando assim a necessidade de humanos fazerem o trabalho. Na indústria automotiva, a IA está sendo usada para melhorar os recursos de autoaprendizagem dos carros autônomos, além de:

  • otimização de rotas;
  • monitoramento das condições de trânsito;
  • possibilidade de manter a estabilidade no transporte de cargas refrigeradas;
  • monitoramento da carga.

Gerenciamento de dados

O gerenciamento de dados inclui o uso de big data, uma ferramenta usada para coletar informações sobre atividades, mercados e comportamento do cliente para melhorar a tomada de decisões pelos gerentes. Por exemplo, com essa tecnologia, é possível criar estatísticas para verificar quais produtos estão esgotados e planejar compras futuras. Além disso, é possível estudar as preferências do consumidor e prever suas atitudes.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite usar computadores e servidores remotos para realizar suas atividades. Ou seja, as informações podem ser acessadas sem estar fisicamente no terminal do computador.

Isso permite que você acompanhe as operações logísticas, altere dados e realize outras operações diretamente do seu celular, tablet ou outro dispositivo móvel, desde que tenha acesso à internet.

Ao vincular a tecnologia à logística, surgem aplicativos úteis que as empresas podem aproveitar para maximizar seu crescimento e competitividade. Portanto, é crucial acompanhar as tendências tecnológicas e os novos desenvolvimentos neste campo.

Conheça a Log Express

Precisa levar a sua carga? Conte conosco, nós trabalhamos com carga rastreada em tempo real e garantimos um serviço rápido e de qualidade. Somos especializados em Agenciamento de Cargas Internacionais, Despacho Aduaneiro e Transporte de cargas. Entre em contato.