Considerando que a logística é um conjunto de processos cujo objetivo é garantir fluidez e confiança nas operações da indústria ao comércio, buscar sua eficiência nada mais é do que garantir que o processo seja realizado da melhor forma possível. Então, defina a estratégia certa para o seu negócio atingir essa métrica tão debatida, confira:

O que é eficiência logística? 

A eficiência logística é considerada quando uma empresa busca otimizar suas operações para minimizar erros e manter a qualidade dos produtos e serviços. No entanto, não pode ser medido apenas por métricas da própria operação. É preciso olhar o mercado, comparar com os principais concorrentes, ficar atento ao atendimento e taxa de retenção de clientes.

Desta forma, a complexa cadeia de processos de toda a indústria precisa ser levada em consideração. Ou seja, melhorar todos os indicadores de uma área de transporte não será suficiente se o estoque ainda apresentar problemas inerentes à própria área. Portanto, a eficiência só pode ser alcançada integrando todos os departamentos. De operadores de empilhadeiras a gerentes, os membros em todas as etapas devem atingir um nível excepcional de qualidade. Quando as melhorias se tornam comuns entre os colaboradores, os resultados podem ser vistos numericamente em análises trimestrais e semestrais.

Como medir a eficiência logística?

Análise de mercado: acompanhar a concorrência, pesquisar novos modelos operacionais, entender as tecnologias que impulsionam a inovação e realizar pesquisas de mercado sobre clientes e consumidores;

Crie métricas de desempenho: Analisar o desempenho é essencial, mas os pontos a seguir devem ser escolhidos com sabedoria para que a logística realmente funcione. Afinal, a eficiência logística nem sempre está fazendo mais, está fazendo melhor.

Análise dos resultados: Para uma tomada de decisão decisiva, é necessário estudar continuamente o relatório. Isso permitirá determinar se os indicadores estão sendo atendidos e se estão alinhados com as necessidades do mercado.

Como atingi-la?

  • Planejamento de distribuição de cargas

Não estamos falando apenas de gestão de veículos e contratação de operadores. Conversamos sobre:

  • Controle de métricas, como tempo de carregamento e descarregamento;
  • Risco de erros, avarias e extravios;
  • Otimização de rotas;
  • Controle de emissão de documentos fiscais.

Além disso, esse plano também precisa levar em consideração as informações de desempenho dos armazéns, cuja organização é importante para um transporte eficiente 

  • Capacitação e integração da equipe 

A eficiência logística não deve ser apenas o objetivo de um gerente. A definição de sucesso é baseada no comprometimento e aprimoramento de todos os envolvidos. Por isso, todo colaborador deve ser devidamente treinado para a função e estar preparado para buscar melhores resultados em seu trabalho. Realize pesquisas entre as equipes para ver se há integração entre os domínios de dispositivos e sistemas e entre todas as equipes.

A atividade deve ser monitorada em tempo real para evitar ruídos e falhas. E uma comunicação aprimorada pode representar benefícios econômicos e de produção. A seleção de fornecedores de qualidade que ofereçam valor ao dinheiro é uma parte importante desse processo.

  • Parcerias 

É interessante manter uma relação de confiança com os seus fornecedores, que podem oferecer condições especiais de pagamento, prazos e formas de entrega. Da mesma forma, é importante acompanhar o trabalho de cada fornecedor e sua posição no mercado. Verifique prazos, qualidade e notícias acerca dos seus parceiros. 

  • Gerenciamento de estoque

O próprio armazém também precisa de melhorias para alcançar eficiências logísticas. Por isso, manter seu estoque organizado é uma das melhores práticas que todo gestor deve adotar. Afinal, antes que qualquer processo logístico possa ser melhorado, o local de armazenamento deve ser para o fluxo eficiente de mercadorias. Nesse sentido, também são recomendados levantamentos regulares e monitoramento de insumos e produtos.

  • Adoção de tecnologias e acompanhamento de tendências 

Para garantir que os clientes recebam o pedido certo no momento certo, invista em um sistema de logística habilitado para tecnologia que o ajudará a tomar decisões melhores e mais baseadas em dados. Com determinados softwares, as tarefas que levam horas ou até dias para serem executadas são concluídas em segundos. Isso evita erros e retrabalho, mantém os dados seguros e eleva sua equipe a mais análises e menos tarefas a serem executadas, aumentando a eficiência geral. O uso dos celulares também podem auxiliar muito, pois trazem vantagens como:

  • Excelência no atendimento

Há também a necessidade de investir no relacionamento com os clientes para validar os pontos positivos da empresa e as estratégias que podem ser aprimoradas. Por exemplo, o uso de tecnologia de marketing pode ajudar a manter a comunicação com os clientes, aumentar a fidelidade e permitir o envio de questionários de avaliação sobre produtos e prazos de entrega. Nenhuma empresa terá sucesso se seus clientes não estiverem satisfeitos. Por isso, é necessário investir no relacionamento e na resolução de problemas para melhor atender os consumidores. Para a  retenção de clientes precisa-se garantir um serviço de qualidade. Afinal, o cliente deve estar completamente satisfeito.

É preciso habilitar os canais de atendimento, ouvir dúvidas, críticas e sugestões e utilizá-los como parâmetros para melhorar o processo logístico, de acordo com as necessidades do seu próprio público-alvo, pois o relacionamento que você constrói com seus clientes é fundamental para a construção de uma imagem do seu negócio.

  • Otimização de rotas 

A circulação de veículos também precisa ser planejada com antecedência. Por exemplo, algumas cidades possuem horários específicos para a circulação de veículos de carga. Regras gerais devem ser estudadas e uma sequência razoável de entregas estabelecida, levando em consideração rotas mais rápidas e menos arriscadas. Assim, economiza-se combustível e evita-se danos à carga, bem como atrasos. Vale lembrar que entregas dentro do prazo são essenciais para fidelizar os clientes. 

  • Monitoramento e análise de dados

O uso da tecnologia permite monitorar os dados. A análise desses resultados ajuda a identificar falhas no processo e corrigi-las antes que causem muitos danos. Técnicas que funcionam e trazem bons resultados podem ser replicadas em outras áreas da empresa.

Gostou do conteúdo? Nós, da Log Express, trabalhamos com a distribuição de cargas de maneira aliada à tecnologia, para manter a integridade e a qualidade da logística da sua empresa. Garantimos a eficiência logística da sua empresa. Entre em contato e leve a sua carga com a gente!