O comércio marítimo é muito importante para a economia desde o início do próprio comércio.  Nos dias de hoje, os portos do mundo movimentam milhões de produtos todos os meses.

Os portos possuem capacidade de abrigar contêineres, geram grandes atividades econômicas e fazem conexão com diferentes países.

A seguir, falaremos sobre os 10 maiores portos mundiais e um pouco sobre cada um deles.

Porto de Xangai (China)

Possuindo 5 áreas de trabalho o porto de Xangai já ocupa há 20 anos a posição de maior porto do mundo, fica localizado na própria cidade de Xangai e além de um porto de águas profundas, também possui um porto fluvial.

Só neste ano de 2021, foram movimentados cerca de 29 milhões de TEUs (capacidade em contêineres de 20ft)

Porto de Cingapura (Cingapura)

Dentre os maiores portos do mundo, atualmente é o segundo mais movimentado do em termos de tonelagem total de navios. Em 2019, o porto de Cingapura movimentou 37 milhões de TEUs, crescendo 1,6 em relação ao ano anterior. O terminal está programado para abrir progressivamente a partir de 2021, seis anos após o início do trabalho. Estima-se que seja capaz de processar 65 milhões de TEUs por ano, quando totalmente concluído, em 2040.

Porto de Ningbo-Zhoushan (China)

É famoso entre os maiores portos do mundo pois é o porto mais ocupado em relação à tonelagem de carga. Por esse porto geralmente passam as cargas brutas, como carvão, óleo, maquinários e grãos.

Em 2019, o porto criou um novo terminal com capacidade para mais 10 milhões de TEUs, o que pode ter ajudado a alcançar o grande percentual de aumento que teve.

E por ser um porto muito grande, ele é responsável por uma intensa poluição pela grande movimentação de navios.

Porto de Shenzhen (China)

O porto de Shenzhen é um conjunto de vários portos que existem na costa de Shenzhen.

Uma curiosidade sobre Shenzhen é que essa cidade é responsável por 90% da produção de eletrônicos vendidos no mundo. É de lá que vem a maioria dos iPhones e video games e se torna a grande responsável por entregar à China o título de maior exportadora de produtos eletrônicos do mundo.

Porto de Guangzhou (China)

O porto de Guangzhou é o principal e maior porto marítimo da cidade de Guangzhou, província de Guangdong, na China.

Igual ao porto que citamos acima este porto é composto por vários pequenos portos na sua infraestrutura e os três principais portos desse complexo são os portos de Nansha, Xinsha, e Huangpu.

Saiba Mais:

Você sabia que nós da Log Express somos expert no funcionamento dos maiores portos do mundo? Estamos prontos para te ajudar e garantir o sucesso das suas exportações e exportações.

Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco.