O que é importação? A importação é quando compramos um bem ou produto originado de outro país. Por exemplo, os produtos são fabricados em outros países e comprados pelo Brasil ou qualquer outro país.

A palavra importação é derivada da palavra porto, pois as mercadorias são frequentemente enviadas via navios para países estrangeiros.

O hábito de importar se deu com a necessidade de ter produtos que a indústria doméstica do seu próprio país não podia produzir ou quando um país precisa de determinada matéria prima para produzir algum produto.

As 3 fases da importação:

O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial.

A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação. É o licenciamento das importações e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria.

A segunda fase é a fase fiscal que compreende o tratamento aduaneiro, por meio do despacho de importação. É o procedimento onde é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica.

E por último a fase cambial que é a operação de compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações.

Como a Log Express pode garantir o sucesso da sua importação?

Ter uma empresa que conhece todo o processo de importação, que já está no mercado a muito tempo e que conta com profissionais renomados na área é o diferencial para garantir o sucesso da sua importação. 

Entenda mais sobre a como Log pode te ajudar com a sua importação:

  • Ampliação de portfólio

A importação é um tiro certo para empresas que querem ampliar o seu portfólio de produtos e oferecer algo a mais para seus clientes.

É importante que seja feita uma análise dos clientes para que a empresa possa definir quais produtos serão mais proveitosos para o seu negócio. Alguns estão sujeitos ao licenciamento de importação. Todas essas informações podem ser consultadas junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). Este sistema permite o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

  • Escolha dos fornecedores

Você sabia que a Log Express possui uma lista com fornecedores renomados, confiáveis, com os melhores produtos, a melhor qualidade para fornecer o melhor para a sua empresa? Pois é, realize uma prospecção de fornecedores e escolha sempre o melhor e que atende as necessidades da sua empresa.

  • Licença de Importação

Para importar alguns produtos, é necessário obter a Licença de Importação (LI). A LI está sujeita a anuência de órgãos governamentais. Após o registro da solicitação de licenciamento no SISCOMEX, o pedido é analisado.

Para conferir se o produto que você deseja importar precisa de licenciamento, basta consultar Simulador de Tratamento Administrativo de Importação. Em caso de dispensa, os importadores devem providenciar diretamente o registro da Declaração de Importação (DI).

  • Agente de cargas

As maiores dores de cabeça das empresas que querem importar produtos são os riscos que podem ocorrer durante a importação. Mas os clientes da Log não se preocupam com riscos, pois nós garantimos a segurança dos seus produtos desde o remetente até o destinatário.

É necessário fazer o desembaraço aduaneiro que é o processo de liberação da mercadoria junto à Receita Federal. Nele, é feita a fiscalização física e documental, além do pagamento de tributos.

Nós possuímos expertise em importação e exportação e podemos oferecer uma assessoria completa. Isso inclui questões aduaneiras, contábeis, jurídicas e tributárias, evitando problemas e futuras dores de cabeça.

Saiba mais:

Quer saber mais sobre como a Log pode te ajudar com as suas importações?

Entre em contato conosco e saiba mais!