Estamos na primeira metade do ano de 2022 e com isso as expectativas de melhora em diversas áreas, e não seria diferente quando falamos de comércio exterior. É importante observar o mercado e as pesquisas para descobrir as perspectivas e projeções para este setor.

As expectativas para o comércio exterior em 2022 ainda são baixas, segundo pesquisas a previsão de crescimento para essa área é de 4%, por conta do retorno das atividades presenciais espera-se que haja uma desaceleração da economia mundial e os fatores usados para avaliar o desempenho são, a inflação, a taxa de juros, os investimentos estrangeiros no país e até mesmo questões internas como uma crise hídrica, possível racionamento de energia e as instabilidades político-institucionais.

Expectativas para as exportações brasileiras:

Um fator que vai impactar diretamente nas exportações brasileiras em 2022 são os preços das commodities e as taxas de câmbio tendem a se estabilizar. Dois produtos que tendem a ter um aumento nas exportações são a soja e a carne, a pouco tempo a China anunciou que vai retornar as importações de carne do Brasil, essa notícia animou os exportadores brasileiros.

Algo que pode ajudar no aumento das exportações brasileiras são os investimentos em infraestrutura, a modernização e desburocratização dos procedimentos e rotinas para exportar e importar, além dos relacionamentos internacionais e eventos promocionais.

Atual cenário do comércio externo:

Embora a as expectativas sejam baixas, existe uma área que não para de crescer que é a área de exportação de produtos que são considerados essenciais, como itens de mercado, farmácias e medicamentos.

Com o fim do lockdown outros setores que estão melhorando aos poucos são as vendas de automóveis, eventos e turismo, com tendência de maior desempenho dos setores de vestuários, calçados e acessórios.

Com base em pesquisas, as perspectivas positivas, porém acredita-se que o cenário será marcado por disparidades, em meio à desigualdade no ritmo de vacinação contra o coronavírus entre países mais e menos desenvolvidos

Podemos basear as expectativas do comércio exterior de 2021 no comércio de 2022?

Algumas restrições causadas pela Covid-19, a falta de equipamentos, locais de alta demanda, ainda estão longe do fim. O comércio de 2021 foi desafiador, pois os comerciantes tiveram que suprir as perdas do ano de 2020 no ano de 2021, mas, nesse novo ano que estamos, os exportadores precisam lidar com as incertezas dessa área.

Estima-se que em 2022 as exportações devem cair pelo menos 3% e as importações brasileiras devem aumentar bastante em relação ao ano de 2021.

Os preços do petróleo e do minério de ferro já caíram, os mesmos produtos que no ano passado foram os produtos mais exportados. Juntos, soja, petróleo e minério de ferro deverão responder por mais de 30% das exportações totais, o que significa retração, se comparado ao estimado para 2021.

Saiba Mais:

Você sabia que a Log Express pode te ajudar nesse momento de incertezas no comércio exterior? Quer saber mais sobre o assunto e sobre como a Log pode te ajudar?

Entre em contato conosco e saiba mais.