O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina no mundo, o investimento nessa área fez com que a carne bovina do nosso país chegasse ao mercado de mais de 150 países. E atualmente a exportação de carne bovina já representa 3% das exportações brasileiras.

A seguir falaremos mais sobre a exportação de carne bovina.

Aumento da exportação de Carne:

Desde o início desse ano (2022) o aumento da exportação de carne no Brasil só cresce, no mês de fevereiro o volume embarcado foi de aproximadamente 159,1 mil toneladas e o valor arrecadado foi de aproximadamente US$ 889,4 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior e a tendência é aumentar cada vez mais, uma grande oportunidade para os profissionais da agropecuária.

A relação da Guerra da Rússia com a exportação de carne bovina:

O Brasil exporta um valor muito baixo de carne tanto para a Rússia quanto para a Ucrânia, então a guerra não é um problema quando falamos sobre exportação de carne.

Principais fornecedores e principais consumidores da carne brasileira:

O Porto de Santos ficou no topo, exportando aproximadamente 67% de todas as exportações de carne bovina, seguido por Paranaguá, com 18,90%, Vila do Conde com 5,35% e Rio Grande com 3,87%.

Estima-se que os principais destinos da carne bovina desde o ano de 2020 foram:

China (56,60%)

Hong Kong (13,39%)

Egito (7,53%)

Rússia (3,43%).

Regras e documentos:

Todo tipo de produto possui uma certa burocracia para se exportar, e com a carne que é um alimento altamente perecível não seria diferente, a burocracia e regras são um pouco mais rígidas.

A pessoa que possui interesse em exportar deve fazer um cadastro tanto no REI (Registro de Exportadores e Importadores), quanto no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Existe uma série de documentos para qualquer agente exportador que precisam ser cumpridos, como por exemplo, Fatura Proforma, o Certificado de Origem, etc. E também é preciso ter alguns cuidados como, passar pela vigilância sanitária, conferir a saúde do animal e entre outros.

Outro fator muito importante são as embalagens (que devem proteger, conservar e garantir a qualidade do alimento), rotulagem e selos de exportação (que são feitas com base na declaração da origem brasileira e no nome da empresa exportadora, incluída a informação do ciclo de vida do produto).

A Log Express conhece todo esse processo e pode te ajudar!

Regulações para quem exporta carne:

Existem diversas normas que os estabelecimentos encarregados pela exportação de carne precisam cumprir antes da comercialização, e são elas: a inspeção sanitária (feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o estabelecimento deve cumprir as exigências relacionadas a medidas sanitárias e fitossanitárias do país importador e, portanto, as autoridades sanitárias dos países importadores são as responsáveis por habilitar os estabelecimentos para a exportação de carne. Além disso, o MAPA junto com a Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) se encarregam de auxiliar e negociar a abertura de mercado para produtos agropecuários brasileiros.

Saiba mais:

Você sabia que nós da Log Express podemos fazer exportação de altos volumes a baixo custo e alta qualidade? Quer saber mais sobre como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco e saiba mais!