Além desse mercado de trabalho, quando pensamos na evolução do comércio exterior do Brasil, podemos chegar a outro ponto: as exportações. Isso porque uma dúvida muito comum é sobre como funciona o processo de exportação no Brasil. você sabe?
A ideia de escrever este artigo não é se aprofundar no assunto, mas sim obter algumas informações sobre o tema. Mesmo que isso represente uma grande oportunidade de negócio e pode ser um ponto estratégico para quem busca expandir seus negócios.
Além de ter uma empresa legalmente constituída, o empresário tem que fazer uma pesquisa para viabilizar essa ideia de exportar o produto para outros países. Este estudo de viabilidade é um ponto de partida e deve ser bem estruturado.
Engana-se quem pensa que só existe uma forma de realizar o processo de exportação. Em vez disso, as exportações diretas e indiretas podem ser realizadas, que discutiremos separadamente a seguir.

Exportação Direta


Inclui a operação de faturamento do produto exportado pelo próprio produtor para a empresa importadora. Esse processo direto exige do exportador o pleno conhecimento de todas as etapas que compõem a exportação.
Ressalta-se que mesmo que o exportador tenha um agente comercial para operar, ainda é uma exportação direta. Um dos benefícios dessa exportação são os benefícios fiscais, como a isenção de IPI e a não incidência do ICMS.

Exportação Indireta


Isso acontece quando as empresas no Brasil compram produtos para exportá-los. Neste caso, a produtora não se responsabiliza por eventuais problemas no processo de exportação.
Este é um caminho interessante para empresas que não têm experiência em vender produtos no exterior, mas desejam alcançar mercados internacionais.

Os bandidos acham que só há uma maneira de implementar o processo de exportação. Em vez disso, as exportações diretas e indiretas podem ser realizadas, e discutiremos cada uma delas a seguir.

Processo de exportação: algumas considerações importantes

A pesquisa é essencial antes de adquirir um importador internacional para que problemas futuros possam ser evitados.

Mesmo que seu produto atenda aos padrões da empresa importadora nacional, que é o que o cliente pensa – você já passou todas as informações possíveis sobre seu produto antes – há alguns cuidados básicos para que você não tenha problemas para resolver após a venda.

É importante que você observe questões como preços por país, sazonalidade, embalagem, níveis de demanda, diferenças cambiais, requisitos técnicos e de higiene, custos logísticos, etc.

Mas uma coisa que quero chamar a sua atenção é a questão cultural. Por isso a importância de você analisar minuciosamente todos os aspectos do seu cliente do exterior. Todos os itens que pontuamos acima são muito relevantes, mas a cultura precisa ser analisada com muito cuidado.

Isso porque, o mundo dos negócios pode ser simples ou muito complexo. Quando falamos de cultura, queremos dizer que você estuda os fatores que o país considera nas negociações. Se você estiver negociando pessoalmente (o que é improvável), as preocupações são ainda maiores.

Considerando que as perguntas são feitas por telefone, e-mail ou Skype, é imprescindível que você entenda os termos mais comuns usados ​​no ambiente de negócios dessa cultura. Gestos e atitudes podem transformar o significado de uma cultura para outra.

Por que é tão importante neste momento? Porque a falta de conhecimento cultural da empresa negociadora pode comprometer ou até mesmo encerrar a negociação. Portanto, quanto mais você souber sobre o importador, melhor.