O que é o agenciamento de carga marítima? 

Agenciamento de carga marítima é o serviço prestado por empresas especializadas na gestão e organização do transporte de cargas por via marítima. Essas empresas atuam como intermediárias entre os embarcadores de cargas (exportadores e importadores) e as companhias de navegação, sendo responsáveis por planejar, coordenar e acompanhar todo o processo de transporte da carga, desde a origem até o destino.

O agente de carga marítima é responsável por realizar uma série de atividades, como o planejamento da rota mais adequada para o transporte da carga, a contratação de navios e serviços auxiliares (como transporte rodoviário, armazenagem, seguro etc.), a elaboração de documentos e a obtenção de autorizações e certificações necessárias para a exportação ou importação da carga. Além disso, os agentes de carga também oferecem serviços de logística integrada, que englobam a gestão de estoques, o gerenciamento de armazéns e o acompanhamento do desembaraço aduaneiro.

Em resumo, o agenciamento de carga marítima é fundamental para garantir a eficiência e segurança do transporte de cargas por via marítima, otimizando custos e prazos e oferecendo suporte aos embarcadores em todas as etapas do processo logístico.

Quais são as vantagens? 

Uma das principais vantagens é a segurança na aquisição, processamento e compartilhamento de informações básicas sobre a movimentação do navio, garantindo operações mais eficientes e menos dispendiosas. Além disso, as agências marítimas têm conhecimento detalhado dos portos, portanto, de todos os detalhes relacionados a documentos, prazos, fornecedores e as exigências de cada autoridade local.

Conheça a legislação para cada procedimento, desde atracação de navios e o  embarque de passageiros e tripulantes com restrições e limitações relacionadas a cargas e suprimentos, é de responsabilidade e conhecimento do despachante. Ainda em termos de fiscalização, alguns documentos específicos, como o “Free Practice”, precisam ser preenchidos e manuseados corretamente antes que os navios possam entrar e sair do porto. Esses documentos são fornecidos por agentes marítimos que estão cientes de todos os trâmites legais de cada autoridade portuária.

Como funciona? E o agente de carga marítima?

Todas as etapas do processo de transporte marítimo são realizadas por agentes marítimos que coordenam com as autoridades os serviços relacionados à escala de uma embarcação no porto, incluindo atracação, documentação e despacho.

Os agentes marítimos precisam estar atualizados e informados sobre todas as etapas da movimentação de cargas por via marítima e saber exatamente como intervir para otimizar as viagens portuárias, facilitando o fluxo de informações essenciais entre todas as partes envolvidas. Por exemplo, um agente marítimo pode ajudá-lo a planejar uma logística eficiente para evitar dores de cabeça, como demurrage de contêineres.

Os agentes marítimos também são responsáveis ​​pelas obrigações formais relacionadas ao comércio exterior, documentação e questões aduaneiras, bem como a manobrabilidade da embarcação; desde questões relacionadas à tripulação até o eventual reparo da embarcação.

O agenciamento de carga na Log Express Brasil

Somos uma empresa líder em agenciamento de carga marítima, oferecendo soluções eficientes e confiáveis ​​para todas as necessidades de transporte de carga. Com uma vasta experiência no setor de logística, a Log Express Brasil consegue oferecer aos clientes uma ampla gama de serviços de transporte marítimo para qualquer lugar do mundo.

Ao escolher a Log Express Brasil para suas necessidades de transporte de carga marítima, você pode ter certeza de que sua carga será tratada com cuidado e eficiência em cada etapa do processo. Nossa equipe altamente treinada e experiente trabalhará em estreita colaboração com você para garantir que suas necessidades sejam atendidas de maneira oportuna e eficaz.

Oferecemos serviços de transporte marítimo de alta qualidade, que são rápidos, confiáveis ​​e flexíveis, permitindo que nossos clientes escolham a melhor opção para suas necessidades. Ademais, fornecemos rastreamento em tempo real da carga, para que você possa acompanhar a localização e o status de suas mercadorias durante todo o processo de transporte.

Então, se você precisa enviar mercadorias para qualquer lugar do mundo, escolha a Log Express Brasil como seu parceiro em transporte de carga marítima. Com nossa experiência, confiabilidade e flexibilidade, podemos oferecer as soluções ideais para todas as suas necessidades de transporte de carga. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a atender às suas necessidades de transporte de carga.