O período de festas de final de ano traz para empresas de todos os portes e segmentos de mercado uma grande oportunidade de atrair clientes e maximizar o desempenho financeiro. Então, planejar a logística de final do ano é de extrema importância.

Setores da economia como alimentos, bebidas e varejo costumam passar por picos de vendas que exigem agilidade na entrega e reposição de estoque em toda a cadeia logística. Portanto, para atender a demanda crescente, é fundamental entender como adequar as operações por meio de uma boa estratégia logística. Segundo Rodrigo Boniaris, Gerente Comercial da Intecom Logística, fatores como logística bem estruturada, prazo de entrega e disponibilidade de mercadoria no ponto de venda são fundamentais para o sucesso de um negócio.

Justamente para aumentar a eficiência logística a custos competitivos, a Log Express Brasil opera com uma abordagem de otimização de rede. Devido ao alto fluxo de vendas esperado, foi necessário ajustar e criar processos ágeis com antecedência. Devido à mudança de comportamento do consumidor durante as festas de fim de ano, com muito mais compras do que modelos básicos, não deixe de adequar a cadeia logística da sua empresa. A chegada do 13º salário marca um momento bastante favorável no mercado, tanto para consumidores quanto para empresários e para o setor de logística.

Confira nossas principais diretrizes para desenvolver planos logísticos decisivos e obter maior rentabilidade nos próximos meses:

Cinco dicas para planejar a logística no final do ano

Buscar melhorias

Não há dúvida de que uma boa logística garante uma vantagem competitiva. Para criar processos mais ágeis e adaptar suas operações logísticas às condições de mercado aquecidas, procure uma visão de todas as etapas do processo. Cada melhoria e ponto de melhoria é analisado desta forma. Uma máxima importante pode ser acabar com processos manuais, como planilhas e cadernos.

Expandir estoque

No final do ano, o volume de vendas é crescente, por isso, é recomendável ajustar o estoque. Nesse sentido, existem indicadores confiáveis ​​para ampliar seu portfólio de produtos e verificar quais itens foram mais procurados no mesmo período do ano passado e quais podem ser solicitados novamente. 

Para os cálculos, tenha em mente que os produtos que estão fora de estoque incorrerão em cobranças desnecessárias. Você também pode melhorar a eficiência otimizando o espaço disponível em seu centro de distribuição com mapeamentos bem elaborados.

Mantenha o inventário do ponto de venda cheio

Durante os períodos de maior demanda, os níveis de falta de estoque precisam ser os mais baixos possíveis. Os produtos nas prateleiras são trocados quase diariamente conforme a necessidade. Nesse sentido, a Log Express possui um sistema de gestão de armazéns que permite a utilização de técnicas como o Flow-Through, reduzindo custos e possibilitando todo o abastecimento de produtos na loja. Dito isso, identifique os produtos com maior probabilidade de demanda e fique de olho no estoque, além do fato de que uma boa organização pode reduzir os índices de devoluções e retrabalhos.

Confiança no prazo de entrega

As entregas de fim de ano geralmente cumprem prazos apertados. Dessa forma, trabalhar com um integrador logístico pode te ajudar a planejar entregas para os mais diversos pontos do país em tempo real, evitando gastos desnecessários e otimizando custos. A propósito, planejar também significa economizar. Importantes ferramentas de gestão, como softwares de agendamento e até de gestão de entregas, são grandes aliadas.

Use a tecnologia a seu favor

Com suporte técnico de última geração, todas as etapas de armazenamento e distribuição de mercadorias podem ser monitoradas em tempo real. A tecnologia também pode apoiar o planejamento decisivo. Na Log Express, as mais modernas ferramentas tecnológicas oferecem aos clientes informações estratégicas para a tomada de decisão.

Se sua empresa possui um departamento de vendas, este é um bom momento para alinhar e quantificar as necessidades. Este também é um bom momento para promover qualificação para os funcionários. Boa gestão logística, planejamento estratégico e comunicação interna chave são elementos-chave para o sucesso. Claro, você também pode usar o conhecimento adquirido para melhorar seus processos e estratégias.

Precisa levar a sua carga? Conte conosco, nós trabalhamos com carga rastreada em tempo real e garantimos um serviço rápido e de qualidade, especialmente na logística de final do ano! Somos especializados em Agenciamento de Cargas Internacionais, Despacho Aduaneiro e Transporte de cargas. Entre em contato.