O modelo de negócios de uma empresa é um conjunto de definições que determinam os objetivos do negócio no mercado em que atua. Todo negócio precisa ter um modelo bem definido. Além disso, esse molde também precisa ser seguido à risca pelos gestores. Desconhecido para muitos, o processo logístico pode ter impacto direto nessas definições. Neste artigo, mostramos como a logística deve se encaixar em um modelo de negócio e contribuir para o sucesso de um negócio. entenda mais!

O que é um modelo de negócio?

Antes de entender a relação entre logística e modelos de negócios, é importante entender o conceito desse elemento. Pode-se dizer que é um processo que define a lógica da organização para criar, entregar e capturar valor. Um modelo de negócios também pode ser definido como uma coleção de todas as suas operações, estratégias, métodos e técnicas. Portanto, esta norma está mais de acordo com as características da sua empresa.

Como a logística influencia no modelo de negócio?

  • Redução de custos

Um dos grandes impactos da logística nos modelos de negócios é a redução dos custos empresariais. De um modo geral, o transporte de mercadorias é um processo que envolve gastos que, se não forem bem administrados, podem prejudicar a lucratividade de um negócio. Nesses casos, programas de logística podem ajudar as empresas a administrar melhor esses custos, evitando que eles aumentem em algum momento e sem comprometer o lucro no final do período.

  • Aumento da eficiência das atividades

Outro ponto é a melhoria na eficiência das atividades corporativas. Quando você consegue reduzir os prazos de entrega e fornecer um serviço de excelência aos seus clientes, as atividades da sua empresa se tornam automaticamente mais eficientes, abrangem mais áreas de mercado e, portanto, são lucrativas. Para isso, todo o processo logístico deve ser otimizado para que os custos não sejam elevados e os lucros não sejam comprometidos.

  • Facilidade de armazenamento

Finalmente, temos instalações de armazenamento. A Logística se adapta ao modelo de negócio quanto à armazenagem dos processos da empresa. Adotando estratégias para esse segmento, sua empresa desenvolverá uma tecnologia de armazenamento mais eficiente e evitará perdas de produtos por erros de armazenamento. 

Como ajustar a logística ao modelo de negócio de um empreendimento?

É importante entender todas as necessidades da empresa. Não adianta empregar processos logísticos extremamente avançados sem ao menos entender como funciona o seu negócio. Além disso, é importante estar familiarizado com os procedimentos administrativos que não pertencem ao campo da logística.Compreender esses elementos também é importante na gestão dos recursos da sua empresa que serão utilizados para viabilizar e investir nas áreas de logística, vendas e gestão de estoques. 

Ao fazer esse tipo de análise, você poderá identificar possíveis problemas que possam afetar sua capacidade de movimentação de mercadorias, além de detectar desvios ou erros que fazem com que sua empresa esbanje dinheiro em processos internos e externos. Os processos logísticos precisam ser bem definidos para garantir o alinhamento com o seu modelo de negócio, para que sua empresa aproveite todas as vantagens que esse relacionamento tem a oferecer. 

Como ajustar a logística ao modelo de negócio de um empreendimento?

Não ter esse relacionamento bem desenvolvido pode trazer muitos prejuízos para sua empresa. Inicialmente, você ou sua empresa podem ter problemas para gerenciar os custos de envio, bem como o armazenamento do produto, correndo o risco de perder sua remessa ou até mesmo alguns de seus clientes. O impacto disso é muito fácil de ver, afinal, a lucratividade da empresa depende muito desses dois elementos. Nesse sentido, se uma empresa não tiver processos logísticos bem integrados ao modelo de negócio, ela pode se deparar com esses tipos de problemas.

Gostou dessas informações? A log express traz conteúdos sobre logística semanalmente para te ajudar com o que for preciso. Precisa otimizar a logística do seu negócio? Entre em contato! Aqui, temos serviço de qualidade prestados por profissionais experientes para ajudar a sua empresa crescer.