A importação e a exportação são determinadas intrinsecamente pelas políticas governamentais adotadas pelos países, de modo que o resultado de eleição de novos gestores e a escolha de novos representantes podem afetar o país de diversas maneiras. Nesse sentido, cada candidato traça uma linha para a gestão do país, estabelece metas e diretrizes para o governo e, portanto, a relação do país com o comércio exterior varia de acordo com o resultado das eleições.

Isso porque vivemos em um país ao mesmo tempo soberano e, por causa da globalização, todos estão interligados e há uma certa interdependência internacional. Portanto, um ponto fundamental para os países afetados pelo processo eleitoral é a economia. Empresários, investidores e interessados ​​em mercados financeiros e negócios tornam-se observadores da situação eleitoral, pois qualquer decisão nesse período pode ter consequências não intencionais.

O resultado das eleições e o comércio internacional 

Em um momento de conflito político, o país está instável devido às divisões internas sobre o processo eleitoral e os mercados de investimento estão parados em tempos de incerteza. Inicialmente, era impossível determinar com precisão como o mercado reagiria ao presidente escolhido. 

Por outro lado, pode-se falar da reação que esse momento proporciona ao país. O mercado reagiu favoravelmente ao comportamento de um candidato que mostra ser do interesse do setor. Portanto, se uma figura pública pretende desenvolver o país, negociar no exterior e estabelecer um cenário econômico com bons resultados, terá uma boa resposta do mercado. Caso contrário, a proposta do candidato diverge do que se espera no cenário internacional, com reações negativas. Isso acontece quando o capital estrangeiro sai do país ou não tem interesse em novos investimentos, afetando a segurança comercial e a imagem externa do país.

Qual o impacto do resultado das eleições para a importação e a exportação? 

Em ano eleitoral, há oscilações que podem afetar o comércio exterior e uma tendência de queda no mercado de ações. À medida que a moeda estrangeira do país (principalmente dólares) sai, o preço dessa moeda sobe, tornando-a mais cara. O dólar alimenta a inflação, dificultando ainda mais a recuperação econômica. Portanto, as importações são afetadas porque esses negócios têm valor em moeda estrangeira. Os importados terão que gastar mais dinheiro para operar.

Se houver repasse, isso desacelera e prejudica o país à medida que os preços ao consumidor final aumentam. A alta taxa de câmbio do dólar é atrativa para os exportadores, por isso tende a estimular os negócios. Por um lado, esse é um fator importante para o país, pois torna a balança comercial favorável. No entanto, o alto volume de exportações sugere que haverá menos produtos no mercado interno, levando a uma forte demanda interna. Sem a possibilidade de abastecer o mercado interno, a importação tornou-se a saída.

Eleição de um novo presidente

As eleições são sempre mudanças muito grandes e significativas em um país, principalmente para presidente da república. Por isso, os impactos são diversos e atingem, inclusive, a economia. Um novo presidente pode conduzir o país por outros caminhos por meio de novas políticas e programas, inclusive na esfera econômica. O resultado das eleições afeta diretamente todos os setores do país. Com as políticas dos candidatos voltadas para o desenvolvimento nacional, novos aumentos de gastos provocaram temores dos investidores que poderiam levar a um colapso do mercado de ações. No futuro, com poses de candidatos mais flexíveis, os resultados podem ser revertidos através da demonstração de segurança. Mesmo com o potencial de alienar investidores estrangeiros, a economia brasileira pode melhorar se apresentada de forma adequada. No entanto, não se pode esquecer o perigo da inflação causada pelos altos gastos públicos.

Como reduzir os custos da carga tributária?

Todo mundo que trabalha em negócios sabe o quão tedioso e burocrático pode ser o processo tributário. Mesmo que sua empresa esteja em um momento ruim com produção e lucros menores, o empresário pode ter certeza de que terá que pagar impostos naquele mês.Nesse mesmo sentido, também ocorre quando uma empresa precisa fechar por um motivo específico ou não produz os resultados esperados, e está sujeita a responsabilidade fiscal perante o Estado.

Percebe-se que questões tributárias muitas vezes dificultam o desenvolvimento das empresas e até mesmo dificultam a continuidade de tais atividades empresariais pela necessidade de pagamento de tributos. Além dessa alta carga tributária, dada a incerteza durante as eleições, momento de polêmica política, um dos efeitos que vemos nas eleições é o aumento dos custos. Este cenário permanece arriscado devido ao impacto nos mercados financeiros.

Portanto, entendemos a necessidade de reduzir essa carga tributária para que sua empresa alcance o resultado desejado, não só a empresa, mas também o país. É o caso do ICMS, que pode ser reduzido por meio de incentivos fiscais, medida que pode ser muito útil para qualquer empresa, pois a redução de impostos pode ajudar no crescimento. Desta forma, é fundamental para o seu negócio existir que tenha uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Antes de adotar a nova opção, é preciso encontrar profissionais atuantes, experientes e familiarizados com toda a legislação e procedimentos que possam garantir a máxima eficiência, evitando problemas com o fisco. Então temos que planejar os custos logísticos, operacionais e de mudança para encontrar o melhor design operacional para você. 

Gostou?  Quer aproveitar esse momento para começar a importar ou exportar?  Conte conosco, entre em contato. A Log Express traz semanalmente conteúdos para te manter atualizado e auxiliar no mundo da logística. Garantimos a eficiência logística da sua empresa, traga a sua carga que nós levamos!