Contratar uma empresa de logística não é fácil. Afinal, as empresas contratantes devem avaliar diferentes pontos para garantir novas parcerias. No entanto, com a pressa, é possível que aspectos importantes possam não ser avaliados. Considerando a importância da logística no mundo atual, onde grandes, médias e pequenas empresas competem entre si pelos embarques mais rápidos e acessíveis, não há opções de transporte logístico além do seu parceiro ser o melhor.

Para encontrar uma transportadora eficiente e confiável, é preciso evitar os erros mais comuns e considerar os pontos que afetam o desempenho da sua empresa. A partir daí, todo gestor pode encontrar a pessoa ideal para cuidar de suas necessidades logísticas.

O que devo analisar para contratar uma empresa de logística?

1.  Checagem de veículos 

Um dos pontos principais é manter sempre a mecânica do seu veículo em dia. Com isso em mente, é importante saber se a empresa para a qual está contratando possui uma lista dos itens de segurança mais importantes, como calibragem de pneus, limites de peso e sobrecarga. Embora a empresa realize manutenções regulares em seus veículos, é importante verificar antes do envio para garantir a segurança.

Além disso, a qualidade da frota não é apenas quantidade. Muitas vezes, uma grande frota de carros, vans e caminhões não é garantia de eficiência, pois veículos mais antigos aumentam a chance de quebras e outras surpresas. Lembre-se de que as frotas estão diretamente relacionadas à movimentação de mercadorias, e os erros na entrega de produtos são os mais difíceis de lidar e de maior impacto nos clientes. Por isso, não deixe de avaliar a qualidade da frota.

2. Treinamento dos motoristas e planejamento de rota 

Os motoristas são responsáveis ​​por suas cargas durante o transporte e, portanto, devem ser treinados e comprometidos para evitar acidentes e erros. É importante orientá-los na direção segura, entendendo os horários e os melhores lugares para descansar e a importância de seguir os planos pré-fabricados da empresa.

Do mesmo modo, planejar sua rota com antecedência pode melhorar tudo, desde o serviço de entrega até o atendimento ao cliente. Além disso, o planejamento de rotas ajuda a reduzir custos e a evitar gargalos de entrega, tornando o transporte mais otimizado com menos oportunidades de erros. Por isso é tão importante que você busque entender se o planejamento de rotas faz parte do processo da empresa que você está contratando.

3. Considerar o investimento em tecnologia

Não cometa o erro de ignorar o investimento em tecnologia. Na logística, as soluções digitais são as maiores aliadas e proporcionam ferramentas que aumentam a satisfação entre clientes, podendo acompanhar pacotes em praticamente tempo real. Escolha uma empresa que está sempre se atualizando e oferecendo inovação.

4. Alinhar frota e demanda

É necessário ter clareza sobre suas necessidades logísticas e verificar se os aspirantes a parceiros possuem uma frota de veículos disponível para atendimento. Caso contrário, será difícil para suas vendas alcançarem o sucesso que você espera. Existem soluções adequadas para cada setor. Com isso, não cometa o erro de não buscar a solução certa para o seu negócio.

5. Rastreamento de veículo 

Equipar seu veículo com GPS e rastreá-lo é uma maneira muito eficaz de saber onde sua remessa está em trânsito, melhorando assim a precisão da data de entrega. Outra maneira de rastrear veículos é usar câmeras. Dessa forma, é possível visualizar em tempo real o que está acontecendo e identificar quem é o responsável em caso de acidente.

É importante considerar o rastreamento de veículos ao contratar uma empresa de transporte, pois em caso de acidente ou outro incidente, você pode ser respaldado com informações mais confiáveis ​​sobre o ocorrido.

Conheça a Log Express

Todos esses pontos podem prejudicar ou potencializar a logística do seu negócio, além de evitar inúmeras dores de cabeça. Por isso, na hora de contratar uma empresa de logística e transporte, pesquise bastante. Opte por qualidade, eficiência e transparência!

Nós, da Log Express Brasil,  garantimos: 

  • Experiência, pois estamos desde 2012 atuando no mercado de comércio exterior e profissionais.
  • Segurança, somos uma empresa idônea, e com forte relacionamento com os órgãos federais, trazendo mais segurança para você.
  • Qualidade, já que a Log Express Brasil se orgulha em cumprir todos os padrões de qualidade com as normas internacionais.

Estamos aptos a representar sua empresa aqui no Brasil, seja para importação, exportação ou logística integralizada! Tem interesse no nosso trabalho? Entre em contato e conheça mais nossos serviços.