Diversas medidas de segurança garantem a integridade da remessa em todas as etapas da entrega. A segurança da gestão logística afeta diretamente a competitividade das empresas, portanto, esta é a questão central da estratégia empresarial. Por isso, veja como aumentar a segurança na distribuição de produtos.

Além dos atrasos desde a fabricação, as operações até a entrega, o furto da carga e os danos causados ​​por acidentes ou manuseio descuidado durante o armazenamento ou transporte são prejuízos financeiros para as empresas envolvidas.

Portanto, a segurança é essencial para garantir a eficiência e o cumprimento da distribuição dos produtos. O método de detectar, mitigar riscos, ameaças e aumentar a proteção e o tratamento é feito por meio de uma série de medidas protetivas e preventivas.

A importância da segurança em centros de distribuição

Ainda que o trajeto de recolhimento e distribuição dos itens transportados corra o risco de segurança, os próprios centros de distribuição também podem ser vulneráveis. Para garantir a segurança desses centros, as empresas devem definir, implementar e manter planos e procedimentos para identificar riscos potenciais e responder rapidamente a emergências. Por isso, preparamos uma lista de possíveis ameaças que devem ser observadas com frequência. Confira:  

  • Riscos a materiais e/ou equipamentos, como danos acidentais, intencionais, falhas funcionais ou comportamento criminoso; 
  • Riscos operacionais, como fatores humanos, controles de segurança e outros cenários que podem afetar a segurança e o desempenho organizacional; 
  • Eventos naturais, como tempestades, que podem danificar equipamentos e medidas de segurança planejadas; fatores além do controle da organização, como falhas de equipamentos, serviços terceirizados, etc.;
  • Riscos para a organização, como danos à reputação da marca ou não conformidade com normas regulatórias; 
  • Projeto e instalação de equipamentos de segurança, incluindo manutenção e substituição; gerenciamento de dados, comunicações e informações sobre a organização

Algumas dicas para ajudar a aumentar a segurança na distribuição dos seus produtos

Ficar de olho em possíveis ameaças e riscos é muito importante, mas uma empresa de logística também deve criar e seguir protocolos de segurança, além de estar sempre atenta às mudanças e tendências tecnológicas no mercado. Isso porque novos métodos de rastreamento ou confirmação de status da mercadoria podem ser atualizados a qualquer momento. Ademais, há alguns cuidados que podem ser tomados durante todo o processo de distribuição que podem ajudar a aumentar a segurança, como: 

  • Escolher transportadoras e parceiros logísticos que ofereçam serviços de armazenagem e distribuição equipados com sistemas avançados de segurança projetados para localizar facilmente a carga.
  • Contar com selos e travas, já que são medidas para garantir a integridade do produto, além da inspeção frequente estoques e carros
  • Realizar verificações de antecedentes de seus contratados 
  • Implementar um sistema de identificação de funcionários e limitar o acesso às docas de carga ao pessoal autorizado.
  • Utilizar a tecnologia para padronizar e controlar a movimentação, armazenamento e transporte de produtos.
  • Revisar a documentação de todas as cargas e colocar alguém com experiência no comando. 
  • Colocar câmeras, sinalização e extintores de incêndio nas áreas de carga e armazenamento.
  • Desenvolver uma política de programa de segurança digital para proteger registros e controlar remessas.

Em suma, é importante observar sua carga, cuidar para que não haja roubos e acidentes e fortificar o seu sistema de segurança. Quando se trata de melhorar a segurança logística, é aconselhável fazer parceria com uma empresa que tenha o conhecimento, a experiência e os recursos técnicos necessários para fornecer uma solução adequada às suas necessidades. Nós, da Log Express, trabalhamos com a distribuição de cargas rastreadas e seguradas, para manter a integridade e a qualidade da logística da sua empresa.

Tem alguma carga que precisa ser distribuída? Conte com a gente, levamos a sua carga de maneira segura e rápida. Entre em contato.