O que é o rastreamento de cargas? 

O rastreamento de cargas é o método que permite o conhecimento da localização exata de um produto e o seu envio para o destinatário. 

Como funciona? 

Geralmente, a tecnologia utilizada é o GPS via satélite, mas também há a possibilidade de conectar os mapas e a localização da carga por redes de telefone móveis através de um Software (chamado de GRPS). 

Mais do que apenas a integração entre os mapas virtuais e o veículo, o rastreamento de cargas também envolve comunicação. A administração, equipe, funcionários e motoristas precisam estar em constante contato para que todo o trajeto dê certo, o que pode ser feito  via rádio, satélite ou celular, com destaque para o último, já que sua praticidade e durabilidade são indiscutíveis. 

O que o rastreamento de cargas oferece? 

Integração de setores: o rastreamento acontece em todas as etapas da logística de saída de um produto, desde a sua embalagem até o transporte até o destinatário final. Assim, a empresa está totalmente conectada com cada parte do serviço que oferta. 

Indicadores de falhas: o aplicativo de rastreamento é capaz de informar quando algo dá errado no trajeto, além de apontar soluções para isso. Ele percebe quando o veículo permanece muito tempo parado, se é visto algum desvio da rota ou se a porta foi aberta sem autorização. Dessa forma, muito tempo é economizado, já que ligações ou termos de verificação tornam-se desnecessários. 

Alarmes para situação de riscos: principalmente no que tange cargas de alto valor, o rastreamento exato é indispensável, bem como um controle de dados quase que total. Nesses casos, a carga sai para entrega apenas mediante autorização e, caso algum problema seja identificado, alarmes podem ser disparados via notificação ou ligação.

Quais as vantagens do rastreamento de cargas?

Diante disso tudo, vê-se que o rastreamento de cargas é essencial para a otimização do transporte de um produto. A integração de setores, os indicadores de falha, o conhecimento exato de onde se encontra a mercadoria e os alarmes contribuem para entregas mais rápidas e seguras. Com isso, a empresa tem um controle muito maior sobre as entregas e se previne contra roubos e extravios, fatores que poderiam gerar muito transtorno. As vantagens são tão extensas que passa a ser um claro diferencial para as empresas: o serviço torna-se cada vez mais eficiente. 

Achou interessante? Adote você esse método que tem ajudado diversas empresas a crescerem! Aqui, na Log Express, nós trabalhamos como rastreamento de cargas. Caso tenha algo na rota, entre em contato!