Como já falamos aqui em blogposts anteriores os galpões são de extrema importância para os profissionais que entendem da área de logística, é no galpão que o recebimento, a armazenagem, a separação e a distribuição de mercadorias se desenvolvem, ou seja, ele funciona como um pulmão da empresa, é o local que serve tanto para estocagem quanto transportar cargas e materiais dos mais diversos tipos.

E você sabia que existem diversos tipos de galpões? A seguir falaremos um pouco mais sobre cada um deles.

Galpão Piramidal

Esse tipo de galpão é o mais indicado para caso você precise de depósito, tem montagem simples e rápida, eles são criados em tendas tensionadas e podem ter áreas de 25 metros a 225 metros quadrados. Produzido com chapas de ferro montadas com encaixe, parafusos de fixação e conexões, ou por meio de sistemas de tubos, o galpão piramidal dispensa fundação.

Esse tipo de estrutura também é utilizado para eventos, lançamento de produtos e showrooms.

Galpão Shed

Nesse tipo de galpão a sua cobertura é montada como degraus, com objetivo de levar circulação de ar para produtos que precisam de iluminação natural e/ou ventilação. Se você busca grandes extensões transversais ou longitudinais em seu espaço de armazenamento, então o galpão shed vai suprir a sua necessidade. É bem versátil e pode ser usado para diversos fins.

Galpões de dois pisos

Se você deseja destacar na sua empresa uma área para cada ambiente o Galpão de dois pisos é ideal. Neste tipo de galpão é possível realizar a montagem de um outro nível além do de armazenamento.

Galpão inflável

Este tipo de estrutura pode ser erguido com rapidez e o melhor e supre a necessidade de gerar mais espaço em um galpão já existente. Geralmente, são erguidos através de estruturas metálicas, podendo ser deslocados e usados em situações de emergência como eventos pontuais, mudanças climáticas bruscas, entre outros.

Galpão de lona duas águas

Este galpão cobre grandes extensões de espaço fechado em um único pavimento. A estrutura é formada por alpendres com distanciamentos regulares que, por sua vez, é sustentada por um sistema de vigas, terças ou tesouras.

O espaço central bastante amplo permite o aproveitamento de muitos tipos de coberturas para proteção, além de servir para armazenagens diversas, como:

Estacionamentos;

Montagem de centros de distribuição para vários tipos de mercadorias;

Produtos agrícolas;

Produtos industrializados.

Galpão metálico pré-moldado

Este tipo de galpão é recomendado aos clientes que possuem grandes áreas para estocagem ou que desejam aproveitar o espaço por meio da verticalização de mercadorias.

Galpão em arco

Galpões em arco oferecem funcionalidades importantes, principalmente em soluções de acústica, climatização e condensação. Este modelo é recomendado para regiões chuvosas e outras precipitações atmosféricas, pois reduz o risco de infiltrações, possibilitando o escoamento do excesso de água para as laterais.

Requisitos para a instalação de galpões

Agora que você já sabe os tipos de galpões e qual a funcionalidade deles, você vai ficar por dentro de alguns requisitos que é preciso cumprir quando for instalar um galpão.

Pé direito alto (distância entre o piso e o teto) para aumentar a ventilação e a dispersão térmica;

Piso resistente para suportar as mercadorias sem rachar/trincar ou correr risco de desmoronamento;

Possibilidade de cross-docking, no qual os produtos chegam de um lado e são retirados pelo outro flanco, reduzindo o tempo de circulação dentro do estoque;

Sistema de combate a incêndio;

Extensa área de pátio para acomodar uma maior quantidade de mercadorias e possibilitar uma movimentação otimizada no galpão de armazenamento.

Saiba Mais

Quer saber mais sobre os tipos de galpões? Sobre qual o tipo de galpão ideal para a sua empresa?

A Log pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais.