Sistema de armazenamento ou você também pode conhecer como endereçamento de estoque é muito importante e garante a eficiência de toda a cadeia de suprimentos até a expedição e entrega das mercadorias. É imprescindível que empresas que realizam exportações e importações saibam realizar o endereçamento de estoque.

A seguir falaremos mais sobre esse sistema.

O que é o sistema de armazenamento?

 A principal função do sistema de armazenamento é possibilitar a organização interna do armazém, mas, também, permitir e facilitar a localização, o rastreamento e a movimentação interna dos itens.

É importante ressaltar que qualquer armazém ou centro de distribuição, por menor que seja, precisa de um planejamento e organização mínimos para tornar suas cadeias eficientes.

Um dos sistemas de armazenamento mais comuns é o de orientação geográfica por sinalização, que, basicamente, emprega ruas, números, corredores e andares dentro do armazém, da mesma forma que é feito em áreas residenciais de um bairro, e isso serve para a localização precisa das mercadorias dentro do armazém. Em geral, esses endereços de estoque são identificados com placas numéricas ou alfabéticas.

Quais os benefícios do sistema de armazenamento?

As vantagens e benefícios do sistema de armazenamento não são somente a identificação e localização dos produtos. Além desse, podemos citar o benefício da praticidade, eficácia, agilidade e lógico se assegurar que o cliente vai ter uma boa experiência na hora do recebimento da mercadoria.

Destacamos aqui, alguns benefícios do sistema de armazenamento:

  • Otimização dos recebimentos

Quando um produto chega às docas da empresa, quanto mais rápido for esse processo, mais ágil será a armazenagem dos itens – e isso contribui diretamente com a dinâmica do armazém – afinal, evita filas de caminhões, produtos descarregados em qualquer lugar, necessidade de mais viagens das empilhadeiras, etc.

  • Agilidade no picking

O picking, ou separação de pedidos, é, também, uma das etapas mais importantes para a eficiência de um suplly chain e, consequentemente, de uma entrega logística. Afinal, assim que um pedido é confirmado, os operadores recebem a tarefa de carregamento e o primeiro passo é rastrear os itens no armazém para a separação.

  • Facilidades no inventário

Outra vantagem de utilizar o endereçamento de estoque no armazém é a facilidade que esse sistema permite no momento de inventário, também. Afinal, a recontagem e atualização dos saldos no armazém é um processo essencial dentro de qualquer gestão, e deve ser feito com frequência. E quando a organização e o planejamento dos espaços e setores de estocagem estão devidamente sinalizados e divididos em endereços, esse procedimento de inventário se torna mais rápido.

Sistema de Armazenamento da Log Express Brasil

Você sabia que possuímos um sistema de armazenamento bem amplo e completo para acomodar e identificar corretamente a sua mercadoria?

Esse é um dos nossos grandes diferenciais, o nosso sistema de armazenamento garante a segurança e a qualidade do seu produto até que o mesmo chegue em suas mãos.

Nós contamos com estruturas localizadas em pontos estratégicos em Belo Horizonte, São Paulo e outras capitais. Somos especializados em operações de alta complexidade, desempenhando e fornecendo soluções ao longo de toda cadeia de suprimentos.

Nossa expertise em logística e a forte sinergia entre sistemas e processos nos permite oferecer serviços de alta qualidade, com agilidade, flexibilidade e total segurança, pois nossas estruturas contam com acessos monitorados tanto por câmeras de segurança própria quanto pela equipe de vigilância 24 horas no acesso principal do armazém. Com custos operacionais altamente competitivos proporciona aos clientes uma operação eficiente e segura.

E no nosso portfólio de serviços está incluso: Controle de estoques e endereçamento automático; Movimentação da carga (entrega e coleta); Rastreabilidade das operações; Picking e Packing; Separação e Expedição.

Saiba Mais

Quer saber mais sobre os nossos serviços de armazenamento? Entre em contato conosco e garanta o sucesso da sua exportação e importação!