O desenvolvimento da tecnologia permitiu o crescimento de canais de compra e um dos que mais vem crescendo é o mercado virtual onde pessoas vendem e compram mercadorias e matérias-primas. Porém, as condições de rodovias, rios e aeroportos não acompanharam essa evolução. Por isso um seguro de cargas é indispensável para garantir a segurança dos seus produtos.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre seguro de cargas.

O que é seguro de cargas?

Seguro de cargas é uma forma de proteção para as suas mercadorias contra eventuais perdas e danos que podem ocorrer durante a atividade de transporte.

Existem diferentes tipos e coberturas, que podem prever desde avarias causadas por acidentes até perdas dos produtos por roubo, sequestro ou extorsão.

Essa proteção pode ser contratada pelo comprador, pelo vendedor ou pelo transportador da mercadoria, e tem diversas opções de cobertura.

Quais são as coberturas oferecidas nos seguros de transportes?

O seguro de transportes possui três coberturas básicas padronizadas mais comuns, que devem ser escolhidas de acordo com a necessidade, valor e tamanho do produto e entre outros… Veja alguns exemplos de coberturas:

Restrita C

É a mais simples de todas. Ela prevê indenização no caso de danos causados por incidentes com o ato do transporte em si, como colisões, encalhe ou naufrágio de embarcações, aterrissagem forçada ou queda de aeronaves, perda de volumes durante as operações de carga ou descarga de navios, incêndio, raio ou explosão.

Restrita B

É um nível acima da Restrita C. Ela inclui os sinistros da categoria Restrita C e adiciona proteção extra, prevendo ressarcimento em casos de riscos naturais, como inundações e enchentes, desmoronamento de pedras ou terras durante viagem terrestre, entrada de água em veículos, embarcações ou locais de armazenamento.

Ampla A

Essa é a mais completa entre as três mais comuns. Ela prevê os mesmos riscos das coberturas Restrita B e Restrita C, protegendo a carga, ainda, de fatores externos não previstos, que causem perdas ou danos às mercadorias.

Esses são apenas alguns modelos de cobertura, existem muitos outros para tipos específicos de mercadorias.

Quais são as categorias de seguro de cargas existentes?

O seguro de cargas é dividido em dois modos: o seguro de transportes e o seguro de responsabilidade civil.

O seguro de transportes diz respeito à propriedade da carga e deve ser contratado pelo comprador ou pelo vendedor da mercadoria. Deve-se consultar o contrato de compra e venda para verificar quem é o responsável por essa tarefa. Já o seguro de responsabilidade civil deve ser feito pela empresa contratada para o serviço de transporte, como forma de proteger sua atividade econômica. É obrigatório e protege a empresa quanto a indenizações que ela seria obrigada, por força judicial, a pagar por eventuais perdas e danos que possam ocorrer à carga durante a prestação de seu serviço, como acidentes, capotamentos, colisões, incêndios ou explosões.

Esses são os tipos de seguro de responsabilidade civil:

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C), para transportes por terra;

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas (RCTA-C), para transportes com aeronaves;

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aquaviário de Carga (RCA-C), para transportes por vias aquáticas como mar, rios e lagos.

Por que contratar um seguro de cargas?

O seguro de cargas pode evitar prejuízos, evita grandes perdas, ajuda na previsibilidade do seu negócio e isso garante a boa relação e a credibilidade com os seus clientes. Em um país tão extenso como o nosso, em que as condições viárias e de segurança ainda estão muito distantes das ideais, o transporte representa um grande risco para a atividade econômica, então não se pode negar que o seguro dá uma certa tranquilidade.

Por fim, é importante saber que, em caso de sinistro, a seguradora tem 30 dias após o envio da documentação exigida para pagar a indenização.

Saiba Mais:

Quer saber mais sobre os seguros de carga e sobre como nós da Log Express podemos garantir o sucesso do transporte das suas mercadorias? Entre em contato conosco e saiba mais!