Você deve ter visto em reportagens, redes sociais, programas de televisão e entre outros, algo a respeito sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Além de ser uma situação muito triste e preocupante para os países, é uma situação que afeta o mundo inteiro economicamente falando.

 A seguir falaremos sobre os efeitos da guerra no comercio global, os impactos econômicos no mundo, principalmente no Brasil e como você pode exportar de forma segura com a Log Express.

Principais produtos exportados pela Russia e pela Ucrânia:

Petróleo bruto (que produz a gasolina, óleo diesel, entre outros.) e derivados, gás natural, carvão, alumínio e o trigo são os principais produtos exportados pela Rússia, e correspondem em média a  56% do total exportado pelo país e 11% das exportações mundiais.

Óleo de girassol, milho, trigo e minério de ferro são os principais produtos exportados pela Ucrânia, e correspondem em média a 23% das vendas externas ucranianas.

O aumento do preço barril de petróleo é uma das grandes preocupações mundiais, pois pressionam uma inflação mundial do produto, que já está bastante elevada.

Já o aumento do preço dos grãos pode ter efeitos sobre a segurança alimentar, principalmente no caso da proteína animal, em função do comportamento do milho no mercado internacional.

Impactos na economia brasileira:

O Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes, e a Rússia é responsável por pelo menos 30% das exportações desse produto. Por esse motivo, o Brasil teria dificuldades para substituir a oferta dos outros dois países (que são o EUA e a China) por outros fornecedores, tendo como base o seu peso na balança comercial entre os países. Não será fácil para o Brasil trocar os fornecedores a tempo do plantio que se iniciará por volta da metade desse ano (2022) e isso pode afetar a safra 2022 e até mesmo a 2023.

O trigo é outro fator preocupante para o Brasil, somos o quinto maior importador deste produto, apesar de não importarmos diretamente da Ucrania, as ofertas feitas por outros países serão altas e o preço de todos os fornecedores terão um aumento significativo.

Em um momento em que a segurança alimentar dos países que dependem das exportações da Ucrânia e da Rússia enfrenta ameaças, os produtos brasileiros ganham uma oportunidade como alternativa para amenizar a escassez de oferta. Porém, a grande participação do Brasil no mercado internacional de soja e milho pode representar um problema de abastecimento doméstico, onde os preços dos alimentos já estão em alta. É importante ressaltar que os preços do milho influenciam na formação dos preços da carne suína e do frango.

Como a Log Express pode te ajudar nas importações?

Quando se trata de exportação e importação é importante ter uma empresa séria, licita, eficaz e que realize o serviço com total segurança, e nós da Log garantimos o sucesso da sua importação.

  Realizamos exportações e importações contando com profissionais renomados no mercado e com muitos anos de experiência e sabemos que o processo de importação e exportação é complicado, por isso realizamos diversos procedimentos para constatar a regularidade da carga. Isso garante segurança e acompanhamento especial dos órgãos nacionais, responsáveis por monitorar os carregamentos na entrada ou saída do território brasileiro, além da fiscalização das taxas devidas nesse procedimento, sendo assim o produto entra no Brasil de forma segura e sem irregularidades.

Desde 2012 conhecemos o mercado para garantir o sucesso da sua importação ou exportação, trabalhamos duro para trazer os seus produtos com segurança, diminuindo os impostos, conferindo irregularidades, realizando o nosso serviço de auditoria e inspeção de fábrica, tudo isso para garantir que o seu produto chegue com perfeição até você.

Saiba Mais:

Quer saber mais sobre como a Log Express Brasil pode te ajudar com as suas exportações e importações? Entre em contato conosco e conheça mais dos nossos serviços e como fazemos para que a sua encomenda chegue até você com excelência.