A logística internacional é uma ferramenta essencial para a expansão do comércio exterior e deve ser utilizada estrategicamente para proporcionar vantagem competitiva nas negociações internacionais.

A globalização tornou as empresas cada vez mais competitivas e adotaram conceitos modernos em seus procedimentos, operações e produtos. Este processo está integrado com o processo de compra, armazenamento e distribuição de mercadorias.


E aí, gostou deste artigo? Então assine nosso blog e fique por dentro de mais novidades sobre exportação, importação e leia o artigo completo.

Aprenda mais sobre nossos SERVIÇOS.

Modais: entender os tipos de transporte é fundamental

Quando uma empresa está considerando a expansão internacional, é crucial entender os tipos de cargas que são entregues no exterior. eles são:

  • Frete Aéreo: Este é o meio de transporte mais flexível. Por isso, é o mais caro e também tem a desvantagem da menor capacidade de carga;
  • Marítimo ou hidroviário: por ter grande capacidade de carga, são utilizados navios e containers, é um dos mais baratos, mas demanda mais atenção aos trâmites legais.

Ferroviário: Use trens para longas distâncias. Este modal de transporte reduz os custos de frete e possui grande capacidade de carga;

  • Oleoduto: é um sistema de oleodutos inventado para o transporte seguro de petróleo e seus derivados, bem como de gás, que é mais barato que o ferroviário e o rodoviário;
  • Rodoviário: Um dos melhores comércios entre países do mesmo continente, pois não exige a transferência de mercadorias entre diferentes tipos de transporte.

Esse Esses são dois temas principais para começar a planejar a logística internacional da sua empresa. Mas como isso funciona na prática?

Como funciona a logística internacional?

Normalmente, o comércio internacional é centralizado por uma empresa chamada de despachante. Ele conecta ou gerencia armazéns, gestão alfandegária, transporte entre modais e “last mile delivery” – a rota final de entrega ao cliente. Gerenciar todas essas etapas é o que garante uma logística internacional eficiente, por isso, é importante contar com Agentes de Carga para o seu negócio.

Com a chegada da pandemia, o futuro do transporte de cargas precisa estar alinhado às tendências do setor, assim como à maior preocupação do cliente sobre a origem e o cuidado do transporte de seus produtos. Transparência e comprometimento são peças-chave da logística atualmente.

A logística internacional não é um bicho de sete cabeças. Buscar bons parceiros e conhecimento é fundamental para aproveitar os frutos dela para a estratégia da empresa. Por isso, siga-nos no Facebook LinkedIn para não perder nenhum conteúdo acerca do tema.

Vantagens dos tipos de modais de transporte?

TIPO DE MODALVANTAGENSDESVANTAGENS
AeroviárioÉ o transporte mais rápido e Não necessita de uma embalagem mais reforçada.Possui menor capacidade de carga e conta com o valor de frete mais elevado quando comparado à outros modais.
Aquaviário ou MarítimoPossui uma maior capacidade de carga; Pode carregar qualquer tipo de carga e contém menor custo de transporte.Necessita de transbordos nos portos; Conta com uma distância entre os centros de produção; Necessita de maior atenção às embalagens; Possui menor flexibilidade nos aliados e enfrenta congestionamento nos portos. 
FerroviárioAdequado para longas distâncias e quantidades grandes; Possui menor custo de frete e seguro. Uma desvantagem é a diferença na largura das bitolas além de uma menor flexibilidade nos trajetos realizados. 
RodoviárioÉ adequado para curtas e médias distâncias; A mercadoria sofre apenas 1 operação de embarque e outra para descarga; Maior frequência e disponibilidade de vias de acessos; Mais agilidade e flexibilidade de carga; e, caso aconteça algum acidente, conta com mais facilidade de troca de veículos. Algumas operações contam com frete alto; Este modal é o que conta com a menor capacidade de carga quando comparado à todos os outros e é o modal menos competitivo para longas distâncias.
DutoviárioFunciona 24 horas por dia; Não sofre com influência de fatores climáticos e é o modal menos poluente.No Brasil, este modal é pouco utilizado e um dos formatos mais lentos.

Fonte: SOUZA, Reginaldo da Silva,2013. SOUZA, Genivaldo da Silva, 2013. Pg,11. A Logística Internacional e Comércio Exterior Brasileiro: Modais de Transporte, Fluxos Logísticos e Custos Envolvidos.

Custos Logísticos que envolvem o Processo

Além de escolher o melhor modal para as operações, a logística internacional precisa levar em consideração os fluxos logísticos e também os custos. 

Esses custos são referentes à todos que abrangem o processamento de armazenagem e distribuição. 

Conheça os 9 principais Custos Logísticos que fazem das operações:

  1. Produto
  2. Falta de Produto Para a Produção
  3. Custos de Manutenção
  4. Embalagens do produto
  5. Modais para transporte e fretes
  6. Logística Tributária
  7. A tecnologia usada nas operações
  8. Custos com a Distribuição dos produtos
  9. Valor humano aplicado à operação

Tipos de Custos na Logística Internacional

Compreenda melhor a relação do modal com os custos da operação:

Atividade LogísticaCustos Inseridos
Local de OrigemCustos de Embalagem; Acondicionamento e expedição.
Transporte InternoFrete do Transporte Interno
Alfândega do VendedorArmazenagem da Mercadoria; Despacho Aduaneiro e Impostos e Taxas.
Terminal Aeroportuário/Portuário na OrigemArmazenagem da Mercadoria;Capatazia;Taxas aeroportuárias ou portuárias.
Frete InternacionalFrete Internacional e Seguro de Cargas.
Terminal Aeroportuário/Portuário no DestinoArmazenagem da Mercadoria;Capatazia;Taxas aeroportuárias ou portuárias.
Alfândega do CompradorArmazenagem da Mercadoria; Despacho Aduaneiro e Impostos e Taxas.
Transporte InternoFrete de Transporte Interno
Local de DestinoDesembarque e conferência.

Fonte: SOUZA, Reginaldo da Silva,2013. SOUZA, Genivaldo da Silva, 2013. Pg,11. A Logística Internacional e Comércio Exterior Brasileiro: Modais de Transporte, Fluxos Logísticos e Custos Envolvidos.

Se inscreva na nossa newsletter para saber mais sobre como podermos ajudar sua empresa à importar.