28 de janeiro é o Dia Internacional do Comércio.

Uma das profissões mais antigas do mundo deu seus primeiros passos através dos chineses e egípcios no oitavo milênio aC. Ao mesmo tempo, é tão atual e dinâmico. Conheça mais sobre o dia internacional do comércio.

Mas você sabe como tudo começou no Brasil?

O chefe é D. João VI, que veio morar no Brasil vindo de Portugal em 1808 com sua família.

Na cidade de El Salvador, assinou o Decreto de Abertura de Portos a Países Amigos, que passou a abrir novas possibilidades e impulsionar o comércio no país, permitindo a exportação dos chamados “produtos coloniais”, como açúcar, algodão e tabaco, bem como de outros países que não Portugal importam produtos europeus, sendo que até então Portugal detém direitos exclusivos.

O decreto beneficiou os portos de Belém, São Luís, Recife e outras regiões, promoveu o aumento da atividade econômica, colocou comerciantes europeus no Brasil e contribuiu para a libertação do país anos depois.

Após este primeiro passo, foram muitas evoluções até chegarmos aos dias de hoje.

Quais são as consequências da assinatura do decreto?

Uma das principais consequências foi que permitiu que estrangeiros exportassem produtos, alguns ou os principais sendo açúcar, algodão e tabaco. O único produto proibido para exportação é o Pau-Brasil. A importação também é muito utilizada, principalmente para importação de mercadorias da Europa.

Após a assinatura do decreto e novas regras, muitos portos como Belém, São Luís, Recife foram afetados. Tudo isso levou a um aumento da atividade econômica no Brasil devido às mudanças na instalação de comerciantes europeus no Brasil e à facilidade de acesso aos produtos europeus mudou alguns hábitos da população.

Todas essas mudanças causadas pela abertura dos portos representam, em última análise, um grande passo para a libertação do Brasil, graças em grande parte ao crescimento econômico.

História do comércio exterior e o dia internacional do comércio.

Abaixo, confira mais detalhes sobre os anos seguintes e alguns detalhes sobre os principais eventos que aconteceram.

1808-1820

As cortes portuguesas foram estabelecidas no Brasil em 1808. Em 28 de janeiro daquele ano, foi promulgada a Carta Real de Abertura dos Portos Brasileiros a Países Amigos. Com isso, o Brasil passou a exercer uma autonomia sem precedentes sobre seu comércio exterior.

1841-1850

Em 1844, o governo brasileiro rescindiu o tratado comercial com a Grã-Bretanha. A medida aumentou o custo dos produtos importados, estimulando instalações em algumas indústrias do país. As exportações de café aumentaram, mas a balança comercial continua negativa para o Brasil.

1851-1860

O primeiro superávit comercial ocorreu em 1960, principalmente devido às exportações de café, que representaram cerca de 50% das exportações durante a década.

1901-1910

Durante esta década, o comércio exterior do Brasil iniciou uma longa fase de expansão. A região Norte viveu o auge do ciclo da borracha, com o Brasil respondendo por 97% da produção mundial. Em 1906, o Acordo de Taubaté foi implementado para manter o preço internacional do café alto e garantir lucros para os cafeicultores.

1991-2000

No início da década de 1990, o Brasil liberalizou o comércio, reduzindo as tarifas de importação e redesenhando os incentivos à exportação. Os fluxos comerciais se intensificaram e o MERCOSUL foi estabelecido. Nessa década, também foi criada a Organização Mundial do Comércio (OMC), a organização multilateral responsável pela regulação do comércio.

2015 até o presente

O governo começou a automatizar os processos envolvidos na importação e exportação de negócios. O objetivo é tornar as ações mais flexíveis e menos repetitivas. Isso resulta em uma redução no tempo de operação e custos. Ao longo dos anos, o comércio exterior deu grandes passos e tende a se desenvolver ainda mais. DU-E e DUIMP são tais exemplos.