O comércio exterior depende inteiramente de operações logísticas, muitas vezes complexas e demoradas. Com o objetivo de diminuir a complexidade do manuseio do transporte para as empresas, surgiu o agenciamento de carga, trazendo eficiência e pontualidade ao processo logístico de comércio exterior.
O que é expedição de mercadorias?
Um agente de carga é uma forma de otimizar os processos logísticos de uma empresa, cuidando da distribuição, expedição e controle de estoque, além da burocracia. O objetivo do agenciamento de carga é fazer com que suas mercadorias cheguem ao destino da maneira mais rápida e barata por meio de uma combinação de vários métodos.
Como intermediários, os agentes de carga utilizam a conexão entre embarcadores e prestadores de serviços para simplificar o processo logístico.
O transitário é então responsável por coordenar a pesquisa de envio e garantir que o produto seja entregue corretamente dentro do prazo estipulado. Portanto, o agenciamento de cargas está diretamente relacionado à organização e integração dos processos logísticos para garantir o sucesso das operações.
Como funciona um agente de carga?
Para realizar o agenciamento de cargas, o agente busca todos os dados detalhados da carga, seja em relação às obrigações de cessão ou à especificidade da carga. Dessa forma, o processo é amplamente planejado para atender às necessidades de todos os clientes, otimizando os atuais procedimentos de envio ou criando novos, visando aumentar a eficiência e reduzir custos.
Os transitários são prestadores de serviços regulamentados no setor de consultoria, atuando como intermediários. Para um bom funcionamento, o agenciamento deve se basear nesses pilares:
• Relacionamento próximo e privilegiado com operadores de carga e transportadoras.
• Bom mix de expedidores, o que dá aos agentes de carga maior capacidade de obter bons negócios para todos os expedidores.
• Ferramentas tecnológicas para análise e geração de dados logísticos, como softwares que analisam rotas, custos, impostos e distância percorrida.
• Expertise, experiência e prática na resolução e tratamento de questões relacionadas ao setor de transporte e logística.
Vantagens dos transitórios
Desembaraço aduaneiro fácil
Sua empresa pode contar com profissionais competentes para analisar e emitir a documentação de entrada e saída de seus embarques de um país para outro, com todo acompanhamento junto aos órgãos competentes.
Além de facilitar a burocracia, os agentes também podem antecipar as demandas dos órgãos públicos. Isso acelera a exibição de todos os arquivos antes de a retirada da carga, evitando gastos extras.
Abaixe o custo
Com os transitários, os profissionais podem escolher as melhores opções de documentação, prazos, integração de esquemas, segurança, armazenagem e rastreabilidade da carga.
Como resultado, os custos são reduzidos e o tempo é desperdiçado, pois os transitários facilitam o processo com seus conhecimentos e experiência.
Outro diferencial são as soluções personalizadas fornecidas por agentes que entendem o tamanho da sua empresa, as necessidades de armazenagem, o tipo de carga e a agilidade e flexibilidade do envio.
Melhore o fluxo de eventos
Trabalhar com um despachante permite desenvolver um planejamento financeiro, evitar custos desnecessários como despesas gerais e multas, além de reduzir a burocracia. .
Distribuição inteligente e econômica
Todas as partes da distribuição são de responsabilidade do agente.
Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa sobre integração de modais mais adequada para sua empresa e a possibilidade de usar transportes alternativos para que a entrega seja feita rápida e economicamente.